Recomendações do Ministério da Saúde para ordenha e conservação do leite humano

Preparo do frasco para guardar o leite:

Lave um frasco de vidro com tampa de plástico (do tipo maionese ou café solúvel), retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa.Coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobrindo-os com água.• Ferva-os por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.Escorra-os sobre um pano limpo até secar.Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa.O ideal é deixar vários frascos preparados.


Como guardar o leite coletado?

Anote na tampa do frasco a data e a hora em que realizou a primeira coleta do leite e guarde o frasco fechado imediatamente no freezer ou congelador. Se o frasco não ficou cheio, você pode completá-lo em outro momento. Para completar o volume de leite no frasco, sob congelamento, utilize um copo de vidro previamente fervido por 15 minutos e escorra-o sobre um pano limpo até secar. Coloque o leite recém-ordenhado sobre o que já estava congelado até faltarem dois dedos para encher o frasco. Guarde imediatamente o frasco no freezer ou no congelador. Após a ordenha em que o frasco de vidro esteja completo, a mãe deve ligar para o banco de leite humano. O frasco com o leite congelado deverá ser transportado adequadamente para o banco de leite humano antes de completar 10 dias da data da primeira coleta, ou oferecido a criança em até quinze dias também contando da data da primeira coleta.


Como conservar o leite coletado?

O leite humano ordenhado pode ficar no freezer ou congelador da geladeira por até 10 dias*, quando deverá ser transportado ao banco de leite humano.

*Para doação o leite tem data de validade menor (10 dias) para que se possa ter tempo hábil para ele ser transportado para um Banco de Leite Humano. Para a mãe que vai oferecer o leite materno para o seu próprio filho o tempo de armazenamento é de no máximo 15 dias da data da primeira coleta. O leite após degelado pode ser armazenado na geladeira por até 12 horas.


Higiene pessoal antes de iniciar a coleta:

Coloque uma touca ou um lenço para cobrir os cabelos.Coloque uma fralda de pano ou uma máscara sobre o nariz e a boca.Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão.Lave as mamas apenas com água.Seque as mãos e as mamas com toalha limpa.


Local adequado para retirar o leite:

Escolha um lugar confortável, limpo e tranquilo.• Forre uma mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa.Evite conversar durante a retirada do leite.Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo.Coloque o polegar acima da linha onde acaba a aréola.Coloque os dedos indicador e médio abaixo da aréola.Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo.Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite.Despreze os primeiros jatos ou gotas.Em seguida, abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, forrada com um pano limpo, com a abertura para cima.Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola.Após terminar a coleta, feche bem o frasco.


Fonte: Mães podem conciliar trabalho e amamentação após licença maternidade. Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/29457-maes-podem-conciliar-trabalho-e-amamentacao-apos-licenca-maternidade. Acesso em 04 de Agosto de 2019.



Paula Guedes

Consultora Materna

Educadora Parental em Disciplina Positiva e Saúde Integrativa Infantil